Nosso papel no contexto agro
Luciano Lucchini
Presidente da Unimassey
Um relatório sobre Perspectivas Mundiais de Crescimento Populacional da ONU aponta que, em 2050, seremos cerca de 9,7 bilhões de pessoas no planeta. Já chegamos a 8 bilhões. Dentre os inúmeros desafios a serem vencidos, sem dúvida, a capacidade de produzir o suficiente para atender à crescente demanda mundial por alimentos, de forma sustentável, é o ponto mais desafiador e complexo.
Cada vez mais, será necessário aumentar a área de cultivo e, por consequência, a quantidade de alimentos.
E o que nós concessionários temos a ver com isso? Tudo. Trabalhar no segmento de máquinas agrícolas significa estar diretamente ligado a quem produz alimentos, o que nos coloca num papel estratégico neste amplo cenário.
Com tecnologias cada vez mais modernas e específicas para cada cultura vimos, nas últimas décadas, um salto qualitativo e quantitativo na produção.
A agricultura de precisão mudou o nível da produção e trouxe o resultado das safras para outro patamar.
Atuando como concessionários Massey Ferguson somos a “ponta de lança” nesse contexto e, por isso, fundamentais nesta cadeia produtiva. Não é apenas sobre vender máquinas. Em cada negócio é preciso que as equipes das associadas conheçam a história e o perfil de cada produtor, usem o conhecimento técnico para identificar as necessidades individuais, considerando área e cultura a serem produzidas, entre outros fatores. Uma análise que pode ir da semente à colheita. Ou seja, é muito importante termos equipes de venda e pós-venda altamente qualificadas e focadas na trilha de treinamentos técnicos que a AGCO disponibiliza para, assim, assegurar uma relação de confiança e que estreite o elo com os clientes, conquistando mercado e credibilidade.
Por tudo isso, fazendo um recorte do nosso ramo de atividade, inserido nesta cadeia, é que podemos afirmar de fato o quão relevante e necessário é nosso ofício.
Um segmento que está em permanente evolução e que evidencia que sempre há muito a ser trabalhado e conquistado. Dados do ministério do trabalho apontam que o Brasil é um dos países que mais cresceu em produtividade agrícola nos últimos 30 anos. E a principal causa desse crescimento está relacionada diretamente à tecnologia implementada nas máquinas agrícolas, o que resultou em maior produtividade, qualidade, segurança alimentar, redução de custos e insumos, entre outros. Por isso é tão fundamental estarmos preparados para atender esta demanda de forma técnica, qualificada e humana.
Que 2023 seja um ano de muito trabalho e prosperidade!
Luciano Lucchini
Presidente da Unimassey
#agriculturadeprecisao
#producaodealimentos
#concessionariosmasseyferguson