top of page
Cabeçalho capinha_edited.png

Trabalho árduo e dedicação marcam a trajetória da família Steffens

Por Andrea Fioravanti Reisdörfer


Há mais de dez anos usando somente Massey Ferguson, o patriarca Jandir Steffens, compartilha com os filhos a administração da propriedade e o trabalho da lavoura


Gravação com clientes de Arroio do Meio/RS. O material foi produzido em parceria com o Giovane Weber – Página Fumicultores do Brasil.

@ Marketing Samaq


A riqueza produzida nas extensas lavouras brasileiras, há muito é conhecida. São toneladas e mais toneladas de alimentos que chegam, diariamente, à mesa de mais de 200 milhões de pessoas. Um negócio que responde por 21% do PIB do país e coloca o Brasil no centro da agenda mundial quando o tema é produção de alimentos.

Mas o campo também é responsável por produzir um outro tipo de riqueza, que não se mede em sacas ou toneladas. É a riqueza “de gente”, de histórias, de vidas dedicadas ao cultivo da terra. De pessoas que batalham, dia após dia, enfrentando secas, enchentes e todo tipo de intempéries em rotinas de trabalho, muitas vezes, extenuantes. A lida do campo não é fácil. E talvez por isso existam tantas histórias inspiradoras e que merecem ser contadas.


Entre tantas, está a da família Steffens que reside na localidade de Forqueta Baixa, interior de Arroio do Meio, Região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

Há 16 anos o casal, Jandir Steffens, atualmente com 50 anos, e Iria, 46, chegou à propriedade, na época, com os filhos Robson e Rafael. “Nosso início foi muito difícil. Alugamos a propriedade em 1996 e, na época, a área era de 13 hectares, mas conseguimos locar apenas seis”, relembra o patriarca. Enquanto a esposa dedicava-se à casa e aos cuidados dos filhos, o agricultor trabalhava na propriedade de tios para garantir a renda mensal necessária, e que cobrisse o aluguel de um salário mínimo e meio. “Aos poucos fomos começando a adquirir algumas vaquinhas até que, em 2004, conseguimos juntar dinheiro para comprar esta área, nosso primeiro pedaço de terra. Foram oito anos de muito trabalho”.



Dos quatros filhos somente Rafael, que é técnico agrícola, trabalha fora da propriedade

Seu Jandir revela que, a partir daí a situação começou a melhorar. Sem a despesa mensal do aluguel, já podiam começar a planejar investimentos na propriedade. “Quando chegamos estava tudo muito abandonado e precário. Então, em 2007, fizemos um galpão novo e, em 2011, construímos uma casa nova”. Foi nesse período, de crescimento e prosperidade, que a família Steffens iniciou sua história e parceria com a Massey Ferguson, através da concessionária Samaq, de Santa Cruz do Sul (RS).

Até então, os Steffens contavam apenas com um trator usado, adquirido em 2000.


Mas, ao perceber que havia interesse por parte de três dos quatro filhos, Robson, 27 anos, Rodrigo, 23 e Raquel, 18 anos, em dar seguimento ao trabalho e permanecerem na propriedade, o pai, sabiamente, decidiu que era hora de investir em maquinário. “Sempre deixei meus filhos livres para fazerem suas escolhas. Como decidiram ficar, resolvemos então que era hora de comprar mais máquinas para que pudéssemos trabalhar juntos”, conta Jandir. Rafael, que é técnico agrícola, já estava trabalhando em atividade fora da propriedade.


Logo adquiriram uma nova área – passando de 13 para os atuais 19 hectares de terra - e, em 2010, a família comprou o seu primeiro trator Massey Ferguson novo.

A partir daí o portfólio de máquinas Massey só cresceu. Atualmente a família, que planta soja e milho em uma área de 60 hectares, entre própria e alugada, possui quatro tratores, modelos MF 4283, MF4292, MF 5310 e MF 4707, uma colheitadeira MF 5650, uma plataforma de milho e uma plantadeira MF 407. “Nossa mais recente aquisição foi o MF 5310 usado que compramos em junho”, ressalta Rodrigo Steffens.

A rotina na propriedade é intensa e começa antes mesmo do nascer do sol. Jandir e Iria acordam às 6h para organizar a ordenha das vacas que produzem cerca de mil litros de leite por dia. “Em época de silagem, plantio e colheita, começamos às 5h e vamos noite adentro. É sempre tudo muito corrido, especialmente nestes períodos. Cada um tem seu serviço, mas todos se ajudam. Nós também prestamos serviços agrícolas para terceiros”, explica Rodrigo.


Com o portfólio Massey Ferguson a família Steffens colhe, em média, 1.600 sacas de soja por ano. Já o milho, plantado em cerca de 40 hectares por safra, parte é comercializado, e o restante é utilizado para silagem, serviço que, segundo Rodrigo, foi agilizado e potencializado após a compra da colheitadeira Massey e implemento adequado.


Ao responder sobre os dez anos de fidelidade à Marca, o filho do seu Jandir é enfático: “ter o apoio e a assistência da equipe da Samaq faz toda a diferença. O atendimento eficiente, o profissionalismo e a agilidade do pessoal da concessionária, associados à qualidade das máquinas, fazem esta parceria dar muito certo ”, avalia o jovem agricultor.


Já o pai, ao relembrar sua trajetória até aqui, revela o orgulho da sua história: “Me sinto realizado em estar com 50 anos de idade e ter conquistado tudo que temos, em tão pouco tempo. Saímos do zero e, com muito esforço e trabalho, vejo que deu tudo certo, graças à parceria com a minha esposa Iria e com os meus filhos que hoje tocam a propriedade. É só continuar trabalhando que está tudo bem encaminhado”, finaliza o patriarca da família Steffens.


Filial da Samaq em Estrela atende 35 municípios da região do Vale do Taquari

Fidelização e acompanhamento técnico:

há dez a Samaq de Estrela atende a família Steffens


A agricultura familiar é um traço em comum no histórico de boa parte das propriedades localizadas no Vale do Taquari, região onde vive a família Steffens.

Na grande maioria, são passadas de geração a geração e, assim como a família do seu Jandir, diversificam a produção com lavoura, produção de leite e prestação de serviços. Compreender a dinâmica e o perfil destes agricultores é o passo inicial para estabelecer uma relação de confiança e fidelização entre os clientes e a concessionária, o que exige do vendedor, um conhecimento profundo sobre como funciona o dia a dia de trabalho da família.


“O papel do consultor começa muito antes da venda. É uma assessoria técnica que inicia no acompanhamento da rotina da propriedade, com visitação permanente. A partir desta avaliação, família e consultor decidem juntos qual trator, a máquina mais demandada, colheitadeira ou implemento será mais adequado para atender as necessidades da propriedade”, explica Marcio Mugge.


O gerente da filial de Estrela, loja que atende os Steffens, complementa que, em muitos casos, a venda de um novo trator é prospectada para o ano seguinte, ou seja, a partir da evolução da propriedade durante um período é possível programar a compra para o ano seguinte. “Por isso é tão essencial construirmos o perfil e termos este olhar permanente. É muito importante acompanhar este caminhar ”.


O pós-venda é outro momento decisivo para o cliente, explica Márcio. A ação rápida e imediata, com atendimento diferenciado é fundamental. “Além da qualidade dos produtos Massey Ferguson precisamos ter um atendimento eficiente, com soluções, fornecimento de peças e serviços que fiquem sempre disponíveis. Em épocas de colheitas temos plantões, na oficina independente de dia e horário”.


O gerente destaca que, no caso da família Steffens, há dez anos cliente da Samaq, e que atua como prestadora de serviços na microrregião, é estratégico ter o cliente fidelizado. "Isso faz com que nosso cliente adquira os produtos MF porque tem a certeza de que terá atendimento diferenciado, independente de dia e horário".


Sobre a concessionária


A Samaq Comercial de Máquinas Ltda, concessionária Massey Ferguson, com matriz em Santa Cruz do Sul (RS), foi fundada em agosto de 1968 pelo presidente Sr. Lothar Kurt Krause, como transportes de cargas, encomendas e comércio de cereais e representações. Em dezembro de 1970 foi incluído comércio de máquinas agrícolas, tendo como alteração, em fevereiro de 1972, adquirindo também implementos agrícolas. A Samaq, desde o início de sua comercialização de maquinário agrícola, sempre representou a marca Massey Ferguson.


Além de Estrela conta com filiais nas cidades de Rio Pardo e Sobradinho. Atualmente a área abrange 53 municípios no RS comercializando tratores, colheitadeiras, pulverizadores e implementos Massey Ferguson; equipamentos agrícolas de diversas marcas reconhecidas no mercado; Peças e acessórios e serviços de assistência técnica especializada.


Já foi premiada quatro vezes como Concessionária Diamante pelo Programa Massey Ferguson de Excelência em Gestão, 1º Concessionária Massey Ferguson do Brasil certificada de implantação do Programa 5s de Controle de Qualidade e recebeu a Comenda Rotária em Expansão Comercial Rotary Club Santa Cruz do Sul.

bottom of page