top of page
Cabeçalho capinha_edited.png

Entrevista com João Batista de Figueiredo Ramos, novo presidente da Unimassey





Presidente eleito, que é gerente-geral da Sotrima, falou sobre alguns projetos e ações da nova diretoria para os próximos dois anos.


Quais ações e projetos o Sr. destaca para os próximos dois anos, à frente da Unimassey?


Figueiredo: Primeiramente, é de extrema importância para a Unimassey a participação cada vez mais ativa de todas as Associadas pois, através da integração de nossa Rede, será possível identificarmos de forma mais assertiva nossas principais necessidades e, consequentemente, a busca de soluções. Somente com esta agregação será possível conhecer as prioridades a serem trabalhadas juntamente com a AGCO, buscando soluções de forma mais ágil e objetiva, e que resultem na melhoria constante dos processos e negócios.


É fundamental neste mercado altamente competitivo, estarmos cada vez mais atentos às necessidades de nossos clientes, bem como elevarmos de forma contundente a satisfação dos mesmos em relação aos nossos produtos e serviços. Ressalto que nossa "Missão" é ser o elo entre a Massey Ferguson e a Rede de Distribuidores, mantendo a união e o desenvolvimento. Por isso nossas ações sempre estarão alinhadas a este preceito, buscando em conjunto as melhores práticas para o fortalecimento, tanto da Rede quanto da fábrica.


Com relação a projetos, daremos sequência ao nosso Planejamento Estratégico que norteará esta diretoria, seus vice-presidentes e seus diretores regionais. Destaco ainda, a necessidade de continuarmos qualificando os profissionais da Rede dando sequência às ações e programas já implementados e tão bem-sucedidos na gestão anterior.


Como o sr. percebe o segmento de máquinas agrícolas, considerando o atual contexto econômico do país, e quais as projeções para 2020?


Figueiredo: As pesquisas mostram um aumento no grau de confiança da população e empresariado em relação ao governo que, aliado a recente aprovação da Reforma da Previdência, nos sinaliza uma retomada neste último trimestre de 2019 e um cenário mais promissor para 2020.


No segmento agrícola o cenário se mostra ainda mais favorável, pois a projeção da próxima safra brasileira de grãos prospecta novo recorde de 256 milhões de toneladas, ante os 243 milhões deste ano. Isto significa maior renda para o setor agrícola e que possibilitará ao agricultor brasileiro a renovação de frota, buscando inovação e novas tecnologias disponíveis em nossos equipamentos. Temos que estar preparados e alinhados para oferecermos a solução completa para os clientes por meio de nosso portfólio de produtos (colheitadeiras, pulverizadores, tratores, plantadoras, semeadoras, ATS e implementos).


A busca de maior produtividade e redução dos custos de produção por parte dos agricultores é nosso forte aliado neste cenário, pois é de conhecimento no setor a tecnologia, a performance e o baixo custo de manutenção da nossa linha de produtos. É preciso salientar ainda a importância dos nossos parceiros AGCO Finance e Consórcio Nacional Massey Ferguson na materialização dos novos negócios que certamente, se concretizarão.


A agricultura de precisão mudou o patamar e os resultados das lavouras. O sr. diria que, para o Concessionário, conhecer bem o produto e estar atento às novas tecnologias é indispensável na hora de prospectar ou efetivar a venda?


Figueiredo: Por ser uma atividade altamente competitiva o agronegócio exige, cada vez mais, um alto grau de especialização e profissionalismo dos produtores, agrônomos e profissionais de vendas. Por isso é necessário que nossas equipes estejam constantemente atualizadas e preparadas para auxiliar o produtor a encontrar maior eficiência na aplicação dos recursos disponíveis, assegurando sua maior rentabilidade. As ferramentas da agricultura de precisão, acompanhadas de um profissional qualificado, permitem um total gerenciamento da área, com ações assertivas para um manejo mais eficiente dos fatores de produção.




bottom of page