As concessionárias são o principal ponto de contato da fábrica com seus clientes. Quase um ano após sua chegada à AGCO e com muitos quilômetros rodados em visitas aos concessionários pelo país, Kellen Bormann afirma que “com certeza o nosso diferencial são as pessoas”.
A concorrência também apresenta produtos e acompanha os avanços tecnológicos. Na visão de Kellen, dos fatores determinantes que fazem os clientes decidirem por qual marca será feita a opção, é a forma como ele é atendido e demandas serem prontamente solucionadas. Ela entende ainda que o tripé, fábrica-associação-concessionárias, desempenha função importante no desenvolvimento do negócio. “São as pessoas capacitadas e cientes de seu valor no processo que geram satisfação para o cliente e, consequentemente, a paixão pela marca Massey Ferguson”.
Para ela, passos importantes para a evolução e excelência no atendimento ao cliente são capacitação e treinamento. O exemplo do programa de Formação de Lideranças, promovido pela Unimassey em parceria com a Universidade La Salle, e outras iniciativas para preparar as equipes em todos os quesitos, estão sendo desenvolvidas pela AGCO Academy com esse intuito. “Nosso objetivo é criar o jeito Massey Ferguson de atender e fidelizar os clientes, trazendo a padronização no atendimento da marca com conhecimentos técnicos e amor pelo que se faz. De norte a sul do Brasil, as concessionárias devem fornecer a mesma qualidade e competência”, comenta.
A AGCO vem buscando parcerias no desenvolvimento de ferramentas e processos, a exemplo do conceito de índice de absorção no pós-venda, que consiste em fazer com que a estrutura do departamento estabilize as operações da concessionária pelas receitas geradas.
“Prover soluções completas aos clientes com base nos novos produtos e portfólio completo da marca e dispor de um pós-venda eficiente, percebido pelos clientes como um diferencial, são pontos importantes para que as concessionárias se consolidem cada vez mais com alta performance”, comenta.
O cliente Massey Ferguson é o porta-voz da marca
Mesmo com o atual momento político-econômico no país o agronegócio não para, pois o setor é o responsável por alimentar as pessoas. “É neste cenário que devemos estar preparados para oferecer as melhores soluções”, completa Kellen. Na opinião da diretora, para alcançar os resultados desejados, mantendo-se como referência no setor é necessário envolver os clientes com a marca.
Adotar as boas práticas da rede e multiplicá-las fortalece as concessionárias tendo como resultado clientes satisfeitos e multiplicadores. Kellen Bormann considera a capacitação, o foco no cliente e a união de todas as concessionárias como o caminho para o sucesso e deixa um recado para a rede: “Temos os melhores produtos, um portfólio altamente tecnológico e uma marca consolidada no mercado. Com capacitação constante e trabalho em equipe, tenho certeza que seremos capazes de entregar um atendimento de excelência com ótimos resultados”.
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