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Eriko Bagatim, diretor comercial de peças da AGCO para América Latina

AGCO Parts foca na agilidade da entrega e de facilitadores para manutenção

Por Andrea Fioravanti Reisdörfer

Quem trabalha na lavoura sabe o quão decisivo é, em todas as etapas de produção, aproveitar as condições favoráveis para alcançar o resultado esperado.  O êxito da safra está atrelado a diferentes fatores, sendo alguns deles determinantes: o clima e a disponibilidade das máquinas. Ambos fundamentais para que a colheita aconteça no momento exato, assegurando mais efetividade e qualidade dos grãos.

“Sabemos do impacto de uma máquina parada, por isso é tão imprescindível para o produtor ter soluções rápidas, caso aconteça algum problema”, destaca Eriko Bagatim.

O diretor comercial de peças da AGCO para América Latina explica que a Massey Ferguson atua em três grandes frentes que objetivam a rápida resolução de eventuais problemas de peças. “Fizemos um grande investimento na operação de Jundiaí para garantir um fill rate, índice de disponibilidade de peças, de mais de 95%, o que é uma referência em nosso mercado”, destaca. Segundo Eriko, o objetivo é que os concessionários também apresentem um alto índice de disponibilidade de peças em suas lojas, próximo dos 90% para atender aos produtores. Para efetivar esta meta são utilizadas ferramentas como o apoio no planejamento de estoque do concessionário e a rápida reposição, em caso de falta.

“Disponibilizamos à concessionária a modalidade de entrega 24h. Ou seja, para situações emergenciais, entregamos em qualquer localidade do Brasil, dentro deste prazo. Atualmente mais de 97% dos pedidos feitos nesta modalidade, são entregues dentro do prazo”, enfatiza.

Outra ferramenta citada pelo diretor é o Siga Parts, que permite o acompanhamento do status do pedido e o rastreio de todo o processo – desde o faturamento, até a entrega.  “Isso é muito importante para o concessionário porque ele não precisa começar o serviço antes de ter a visibilidade de que a peça está chegando”.

Pedido emergencial

O despacho direto de fábrica para os casos em que a peça está em falta tanto no concessionário quanto na Agco Parts, é outra ação adotada. “Se surge uma emergência de máquina parada, tendo na fábrica, fazemos o envio direto para o concessionário, dentro de 24h”, complementa. 

“São casos pontuais que precisam ser resolvidos com urgência. Atualmente a grande maioria desse tipo de pedido é atendido dentro do prazo. Acompanhamos os indicadores semanalmente”.

Reman – custos de manutenção reduzidos

Um portfólio cada vez mais robusto de produtos remanufaturados que trazem benefício para toda a cadeia. O Agco Reman oferece produtos que tem a mesma garantia, performance e funcionalidade de um produto novo, porém com um custo aproximadamente 20% menor. “Economiza-se material e o tempo de reparo é menor”, sintetiza Eriko.

O serviço também funciona, em muitos casos, como uma boa oportunidade de reaproximação com o cliente. “Normalmente um trator que está precisando de um motor novo ou transmissão, por exemplo, é uma máquina com mais tempo de uso e que, em alguns casos, o concessionário perdeu a relação o cliente.  Quando fornecemos um produto remanufaturado para esse produtor ele volta a ter a garantia de um ano, mas é preciso que faça as revisões, como troca de filtros e lubrificantes, junto ao concessionário. Uma ótima oportunidade para retomar esse cliente”

Nesta mesma linha, conta o diretor, tem-se analisado produtos MF em comparação com os seus principais concorrentes para avaliar custo/manutenção. “Vamos a campo e procuramos identificar qual o custo de manutenção, por exemplo, nas primeiras duas mil horas, e comparamos com os principais concorrentes. Com as informações obtidas, que incluem diferentes serviços, é possível identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado. Corrigimos o rumo com informações que possibilitam inclusive a redução de custos”.

Outro facilitador é o Agro+ Revisões e Manutenções que oferece financiamento para revisão e manutenção com linhas de crédito ágeis e já definidas. “O concessionário não se descapitaliza e, ao mesmo tempo, é pensada para fazer um “casamento” com o fluxo de caixa do produtor. Faz a revisão e efetua o pagamento depois da colheita”.

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