O frio polar chegou: veja onde vai ter neve, geada e chuva nos próximos dias

27 de julho de 2021


Previsão do tempo mostra o que vai acontecer com a queda dramática de temperatura no Centro-Sul do Brasil nos próximos dias e quais culturas podem ser afetadas

A frente fria que vai trazer a massa de ar polar ao Brasil já está no Rio Grande do Sul. É ela que vai derrubar as temperaturas no Centro-Sul do país. A expectativa é de queda de neve em algumas áreas do Sul e de formação de geada forte e ampla, tanto nessa região como em áreas produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste.


Nesta terça, 27, a frente fria avança um pouco mais e provoca chuva no norte gaúcho, Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. A temperatura começa a cair nos próximos dias e a combinação de muito frio e umidade favorece a queda de neve.


De acordo com Desirée Brandt, da Somar Meteorologia, os termômetros estarão abaixo de zero em muitos municípios do Sul do Brasil, e abaixo de 2 ºC ou 3 ºC em São Paulo, sul de Minas Gerais e sul de Mato Grosso do Sul, favorecendo a formação de geada. A sexta-feira, 30, promete ser o dia mais gelado da semana, especialmente no Centro-Oeste e no Sudeste.


Neve

A neve pode cair de quarta, 28, para quinta-feira, 29, pois ainda vai haver muita umidade e as temperaturas estarão despencando. A probabilidade é de nevar não apenas nas serras Gaúcha e Catarinense, mas também na região do planalto dos dois estados e até no sul do Paraná. Não está descartada a possibilidade de nevar também em alguns pontos do sul gaúcho, como na Campanha por exemplo.


Geada

A geada deve aparecer a partir de quarta-feira na região Sul. Mais para o fim da semana, atinge áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul. A geada poderá afetar o tabaco em Santa Catarina, milho no Paraná, trigo no oeste paranaense, hortaliças em São Paulo, mais uma vez o café no sul de Minas, além de cana-de-açúcar e citros no interior paulista.


Chuva

A chuva alcança do Sul até o leste de São Paulo a partir de quarta-feira, com acumulados de 15 a 30 mm. Ela pode até ser forte, mas será passageira. Na semana q vem, há chuva de novo no Sul e no Sudeste, mas com baixos acumulados e o frio, aos poucos, começa a ir embora.






Fonte: https://www.canalrural.com.br/noticias/tempo/frio-polar-chegou-neve-geada-chuva/

Posts recentes

Ver tudo

Por que se adequar à LGPD?

09 de julho de 2021 A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) veio para nortear as questões que envolvem as responsabilidades das empresas em relação às informações de clientes, colaboradores internos e