AGCO inaugura Centro de
Desenvolvimento de Plantadeiras
02/06/2025 •
Com investimento de R$ 16 milhões, novo espaço na unidade de Ibirubá (RS), reúne engenharia de ponta e inovação.

A AGCO inaugurou no dia 21 de maio, em Ibirubá (RS), o Centro de Desenvolvimento de Plantadeiras. A nova unidade recebeu um investimento de R$ 16 milhões e possui uma área construída de 2.400 m².
A Unimassey esteve representada pelo vice-presidente de Gestão e Finanças, Paulo Finger. “É uma honra representar a Unimassey na inauguração deste Centro de Desenvolvimento e Engenharia da AGCO em Ibirubá, um espaço multifuncional, dedicado à criação, teste e industrialização de tecnologias de plantio para operações globais da AGCO. Aqui serão desenvolvidos produtos de altíssima qualidade e confiabilidade para os produtores rurais. A AGCO, com este novo espaço, consolida o compromisso de continuidade, e oferece aos agricultores produtos com inovação, tecnologia global, sempre olhando e observando as necessidades de novos equipamentos para o agronegócio brasileiro e mundial”, destacou o diretor da Augustin.
O centro multifuncional, projetado para abranger todas as etapas do desenvolvimento das plantadeiras, desde a concepção até os testes finais, transforma o município em um polo estratégico para desenvolvimento global de tecnologias de plantio.
Para o Diretor Global de Engenharia para plantio e preparo do solo, Vinícius Fior, o centro é resultado de um trabalho já consolidado desde 1999 na cidade. “A tecnologia que conseguimos entregar hoje faz a diferença para o produtor aumentar a produção usando menos insumos, gerando maior rentabilidade”, afirma Fior. Rodrigo Junqueira, gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul, destacou a relevância estratégica do novo centro. “A iniciativa representa um marco na trajetória da AGCO, reforçando nosso compromisso com o agricultor e com a inovação”.
A AGCO já mantém uma fábrica em Ibirubá, onde desenvolve implementos agrícolas, como a plantadeira Momentum, produto global projetado especificamente para o mercado brasileiro, destacando-se pela praticidade no transporte e operação.