top of page

Venda de máquinas sobe 12,3% em junho, mas acumula queda de 30,5% no ano

O setor deve encerrar o ano com uma redução de 25%, segundo estimativa da Abimaq

Clarisse Sousa – A receita líquida das vendas de máquinas e implementos agrícolas registrou um crescimento de 12,3% em junho, alcançando R$ 5,4 bilhões, em comparação com o mês de maio. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).


No acumulado do ano até junho, entretanto, o setor registrou uma queda de 30,5%. Segundo a Abimaq, houve também uma retração de 24,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.


De acordo com os dados apresentados, embora as vendas internas tenham crescido 10,9% em junho em relação a maio, elas registraram uma diminuição de 24,8% quando comparadas ao mesmo período de 2023.


No semestre, as vendas internas caíram 30,4% em comparação com os primeiros seis meses do ano anterior.


A diretora de economia e estatística da Abimaq, Cristina Zanella, ressaltou que o setor de máquinas agrícolas é um dos que mais têm sofrido ao longo do ano, com uma queda acumulada de 30,5%. Ela afirmou que a previsão é de que o setor encerre o ano com uma retração de 25%, embora a taxa de declínio tenha reduzido nos últimos três meses.



Exportações


As vendas externas de máquinas agrícolas cresceram 20,7% em junho em comparação a maio. No entanto, no acumulado do ano, as exportações ainda apresentam uma queda de 29,2%.



Tratores e colheitadeiras


As vendas internas de tratores e colheitadeiras caíram 32,7% de janeiro a junho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 21.040 unidades contra 31.264 comercializadas em 2023.


No mesmo período, as exportações de tratores e colheitadeiras tiveram uma redução de 35,5%, totalizando 2.716 unidades contra 4.213 do mesmo período do ano passado.



Comments


bottom of page